17 de outubro de 2017

MCP em jornada de luta: camponeses em defesa dos direitos

Na manhã desta terça-feira, dia 17/10, o MCP juntamente com outros movimentos sociais do campo, ocupou a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO). A ocupação conta com mais de 1 mil camponeses e camponesas vindos de diversos municípios do estado e permanecerão, inicialmente, até o dia 18/10.

A jornada construída de forma unitária tem o caráter de denúncia dos retrocessos que vêm ocorrendo nos últimos tempos, a partir das medidas do novo governo federal. A partir da situação delicada que o Brasil vive, principalmente, com as privatizações dos bens naturais e retrocessos no campo dos direitos sociais, em que as famílias mais pobres são as únicas a sofrerem os impactos das medidas de um governo ilegítimo e corrupto, é que o MCP se coloca em luta.

Os camponeses e camponesas querem garantidas as condições de permanecer no campo e isso perpassa por apoio à produção de alimentos saudáveis que vão para  mesa de todo brasileiro. Pois a tarefa principal do campesinato é a produção de comida, que sustente as necessidades nutricionais da população.

Para Sandra Alves, da coordenação do MCP “grande parte da alimentação do povo goiano é importada, o que estamos reivindicando são condições de produzir e aumentar a produção de comida saudável e diversificada. Nossa prioridade é a aprovação da Lei da Agricultura Familiar e Camponesa, em que  estamos pedindo 0,5% do orçamento estadual para investir na aquisição de infraestrutura.”

Além desta reivindicação, também está na pauta condições adequadas para a efetivação do Programa Gleba Legal, que regulariza terras devolutas. A proposta apresentada é um prazo mínimo de 5 anos para que os camponeses possam efetivar o pagamento e para áreas com mais de mil hectares,  destinação à reforma agrária.

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO

19 de abril de 2017