18 de abril de 2017

Cinema na roça leva arte e entretenimento a comunidades camponesas

Para o MCP o campo é lugar de vidas, um lugar que deve ser bom de viver e por isso além de lutar por produzir alimentos, para que o campesinato tenha renda, tenha acesso a políticas públicas é necessário também pensar estratégias no campo do lazer, do resgate cultural, atividades que promovam  interação entre as famílias, entre crianças, jovens, mulheres e homens.

Considerando que nas últimas décadas a cultura camponesa tem sido ameaçada permanentemente, nesta disputa de modelo de produção entre agronegócio e agricultura camponesa, há também a disputa cultural e no campo do saber, ou seja,  o que estes camponeses (as) carregam em si, de saberes, identidade, cultura também está em constante disputa. Por isso, temos a compreensão que a luta pela resistência camponesa carrega em si a luta pela afirmação da identidade, dos valores, da cultura e saberes do campesinato.

 O Cinema na roça

Por tudo isso que temos visto alguns desafios necessários e nesta perspectiva que, em 2016, o MCP  lançou o Cinema na Roça, no estado do Sergipe, que tem por objetivo levar a Sétima arte ( o cinema) onde historicamente foi negada.

Para Tabata Neves Rosa, uma das coordenadoras do projeto “tem sido interessante a iniciativa, pois com apenas 1 exibição por mês em cada comunidade, reúne dezenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Isso mostra a necessidade de ampliar o alcance, pois os camponeses carecem de mais atividades de lazer.”

O projeto funciona de forma básica, sem contar com estrutura adequada e equipamentos sofisticados, pois não conta com financiamentos, mas mesmo assim, tem mostrado resultados ótimos e a demanda para locais que ficam sabendo da iniciativa e pedem para levar às comunidades rurais.

O próximo passo, dada a demanda, é contar com financiamento para aquisição de equipamentos mais adequados e garantir que mais camponesas e camponeses possam ter estes momentos de lazer.

 

Próximos Eventos + ver tudo

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais

16 de abril de 2017

Sarau, Ciranda e Café

Groove Garden
Catalão - GO
15:00

+ saiba mais