03 de junho de 2017

Famílias camponesas do nordeste goiano realizam sonho da moradia

Na última quinta-feira (1º de junho), foi concretizada mais uma etapa de muita luta das famílias camponesas, que ao longo de muito tempo tiveram que batalhar para que o sonho da moradia camponesa digna chegasse à elas. Somente nesta etapa, 31 famílias do município de Guarani de Goiás, mais de 360 Km distante de Brasília, estas famílias agora, podem ter a certeza de que uma importante etapa da luta camponesa teve sua merecida conquista.

Casa antiga em que a família da camponesa Maria Aparecida morava.

Numa região em que as políticas públicas, em sua maioria, não chega para as famílias que vivem no campo, conquistas como esta – da moradia – reforça a necessidade do trabalho e participação coletivos. E para estas famílias, foi um longo período de acampamentos, ocupações em órgãos públicos federais e estaduais para que o direito à política pública da habitação rural fosse de fato efetivado.

O ato de inauguração contou com a presença do vice-governador do estado de Goiás, presidente da AGEHAB, participação de 05 prefeitos e representações locais, além da participação massiva das famílias camponesas do MCP. Para Sandra Alves, da coordenação nacional do MCP, ” a presença massiva das famílias da região e de representações políticas, fortalece a luta do MCP e demonstra que a pauta da moradia camponesa é legítima, digna e que resulta em melhoria na vida das famílias camponesas”.

Após o ato político, as famílias preparam um grande almoço para todas as mais de 200 pessoas que estavam presentes na atividade.

Preparação do almoço. Foto: Sandra Alves

A Moradia Camponesa no MCP

O projeto padrão de moradia camponesa construída pelo MCP possui 80,42m² , tendo três quartos, sala, cozinha, banheiro e um alpendre. No Brasil, é a maior habitação rural construída com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e Cheque Mais Moradia. Além do resgate da identidade camponesa, a participação das mulheres, a inclusão social, a melhoria da renda e a qualidade de vida.

Casa construída com 80,52m². Foto: Sandra Alves

Contudo, este é apenas mais um capítulo da jornada de resistência e ousadia das famílias camponesas. A conquista da moradia digna é mais um passo fundamental para se ter gosto de viver no campo e cumprir bem a dupla missão dos camponeses: a de produzir alimentos saudáveis para alimentar o povo que mora nas cidades e a de fazê-lo cuidando do meio ambiente.

Ao todo, nesta etapa atual de inaugurações, o MCP cumpre a entrega de mais de 900 moradias nas modalidades reforma e construção, em todo o estado de Goiás.

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

+ saiba mais

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de Abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais