26 de maio de 2017

Inauguração de moradias em Santa Terezinha concretiza a luta camponesa

Foto: Jossier Boleão

O ato de inauguração realizado na última quinta-feira (25), é o símbolo da luta das famílias camponesas da região norte do estado de Goiás, em ter uma casa digna para morar. A festa, que contou com a participação de 200 camponeses e camponesas de municípios vizinhos, além das famílias do próprio, foi marcada pela alegria em concretizar este sonho tão importante e caro às famílias camponesas.

Durante o processo de construção das casas, foi necessária muita mobilização, muita luta e também organização, pois sem estes elementos não seria possível chegar à festa de inauguração das moradias com mais de 80m². Para a coordenadora estadual do MCP, Zilda Camargo “Chegar até este ponto de festejar a conquista das famílias foi preciso muito trabalho, muita luta e foi necessário bater em muitas portas e receber muitos não e também muitos sim”, afirmou.

Resultado de uma longa caminhada de lutas, conhecimento e construção, tijolo por tijolo, trata-se de uma verdadeira conquista a casa nova. A alegria de poder, finalmente, deixar para trás as antigas moradas e assumir as novas e melhores condições de vida é a justa recompensa do esforço das famílias envolvidas.

Foto: Jossier Boleão

O projeto padrão de moradia camponesa construída pelo MCP possui 80,42m2 , tendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e um alpendre. No Brasil, é a maior habitação rural construída com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e Cheque Mais Moradia. Além do resgate da identidade camponesa, a participação das mulheres, a inclusão social, a melhoria da renda e a qualidade de vida.

Contudo, este é apenas mais um capítulo da jornada de resistência e ousadia das famílias camponesas. A conquista da moradia digna é mais um passo fundamental para se ter gosto de viver no campo e cumprir bem a dupla missão dos camponeses: a de produzir alimentos saudáveis para alimentar o povo que mora nas cidades e a de fazê-lo cuidando do meio ambiente.

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

+ saiba mais

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais