26 de junho de 2017

MCP no FICA 2017

O MCP participou da edição de 2017 do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), que acontece anualmente na Cidade de Goiás e nas últimas edições tem congregado discussões importantes no campo dos movimentos sociais e de organizações indígenas e povos tradicionais, com a realização da Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado.

A tenda, que reuniu uma grande diversidade de atividades em sua programação, com rodas de conversa, oficinas, debates e feira para troca de sementes e mudas, teve como principal questão os temas: resistência e territorialidade indígena no Brasil, resistências camponesas, educação multiétnica e impactos e conflitos socioambientais pela água.

Na noite do dia 22/06, Sandra Alves, da coordenação nacional do MCP falou na mesa sobre resistências camponesas, em que abordou a atual situação do campesinato no país e os desafios para continuar produzindo alimentos saudáveis à população. “Mesmo num contexto histórico em que o campesinato não é a prioridade das políticas o povo do campo continua resistindo e oferecendo produtos saudáveis que vão para as mesas de toda a sociedade”, afirmou Sandra.
Ainda foram expostas e distribuídas sementes crioulas, sementes de adubação verde e produtos derivados das sementes crioulas e agroecológicas, produzidas pelos camponeses guardiões do estado de Goiás.

A existência deste espaço da Tenda Multiétnica dentro da programação oficial do FICA é de extrema importância  para os povos do cerrado, que enfrentam os impactos devastadores do avanço do agronegócio e com isso a destruição do Bioma, além da expulsão das populações do campo e de seus territórios. Ações estas, em conformidade com a política de estado em que não tem o interesse em garantir os direitos  de povos indígenas, quilombolas, camponeses

 

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

+ saiba mais

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais