04 de novembro de 2017

Vem aí o 8º Seminário nacional da agrobiodiversidade e sementes crioulas

O MCP realizará neste entre os dias de 21 a 24 de novembro, a 8ª edição do seminário nacional da agrobiodiversidade, que é resultado de um longo processo histórico de enfrentamento, resistências e conquistas das famílias camponesas do Brasil, da América Latina e de outros continentes pelo direito à soberania alimentar, à produção de alimentos saudáveis e às sementes crioulas como patrimônio coletivo dos povos. Por isso, o  Seminário, faz parte da luta do MCP pela construção de um projeto de agricultura camponesa brasileira baseado na produção de comida saudável e diversificada, para alimentar quem vive no campo e, principalmente, quem vive nas cidades.
Acima de tudo, a Seminário nacional da agrobiodiversidade e sementes crioulas existe para fortalecer as relações de respeito e valorização da biodiversidade, a íntima relação de camponesas e camponeses com a terra, em seus diferentes territórios, para consolidar práticas socioeconômicas de liberdade, solidariedade e esperança para toda forma de vida e por toda vida.

 

Data: 21 a 24 de novembro de 2017

Local: Seminário Propedêutico Sagrado Coração De Jesus / Endereço: Avenida General Calazans nº 936, Bairro Industrial, Aracaju – SE; Após a ponte João Alves.

Localização no google maps: https://www.google.com.br/maps/dir/”/”/@-10.8924342,-37.0496497,18z/data=!4m8!4m7!1m0!1m5!1m1!1s0x71ab35a8324cfdb:0x3f38b8decdc1eb3d!2m2!1d-37.0487!2d-10.892294

 

Orientações importantes!

  1. Trabalho coletivo

Durante o seminário haverá divisão de tarefas e todos irão contribuir de alguma forma com o seu funcionamento. As tarefas serão possivelmente divididas entre os grupos das delegações que virão e serão informadas com mais proximidade ao seminário.

2. Trabalho coletivo

 

 

Procuramos o local com melhor estrutura para aconchegar nossa militância durante os 04 dias de convivência, o espaço conta com dormitórios com capacidade para atender preferencialmente pessoas de mais idade, necessidades especiais e famílias com crianças pequenas, ademais a orientação é que as delegações tragam:

✓     Colchonetes, colchões e roupas de cama; (Teremos uma plenária disponível para alojamento);

✓     Barraca de camping (Teremos área disponível também para esta finalidade);

✓     Material de higiene pessoal;

✓     Prato, talheres e copo (É essencial que cada militante traga o seu para não passar necessidades nem atrasar a dinâmica do seminário);

Instrumentos musicais, bandeiras e materiais disponíveis para ornamentação representando a diversidade da cultura camponesa da qual cada um (a) faz parte.

 

3. Festival Cultura Camponesa e Feira de Sementes e Alimentos Saudáveis 

 

 

No dia 23 a partir das 17h, teremos o espaço da feira que acontecerá numa boa área de convivência, debaixo da Ponte João Alves (Aracaju/ Barra dos Coqueiros), contaremos com atrações culturais e a feira com produtos da agricultura camponesa, sementes, artesanato, comidas típicas, muita animação e integração com a população dos bairros vizinhos.

A orientação é que sejam trazidos produtos variados, beneficiados ou minimamente processados, artesanato, sementes crioulas e mudas de cada região representando nossa biodiversidade e divulgando nosso trabalho que vem sendo feito nos estados.

4. Sobre as Sementes e Mudas:

Todos e todas devem trazer sementes e mudas crioulas de seus Estados e regiões, afinal o Seminário é das Sementes Crioulas. Por isso é necessário fazer um esforço para que todos tragam as sementes, seja pouca ou em maior quantidade.

Algumas informações precisam vir junto com as sementes e mudas, como: origem, nome, localidade, município, Estado e agricultor ou agricultora que cultiva. Contamos com a contribuição de cada um/a para que tenhamos um espaço rico e diverso!

Contatos:

Vivo – (79) 9 9600 7797 / Tim –  (88) 9 9924 9703 e-mail: mcpsergipe01@gmail.com 

 

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

+ saiba mais

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais