17 de julho de 2017

Violência de latifundiários contra camponeses no Pará

Acampamento Hugo Chavez/PA – área incendiada por pistoleiros

O Acampamento Hugo Chavez, que fica no município de Marabá, na Fazenda Santa Tereza, é mais um exemplo da violência do latifúndio contra as famílias camponesas, no estado do Pará e em todo o país.

O Movimento Sem Terra (MST), ocupa a área desde junho de 2014, que atualmente tem 300 famílias acampadas. Além dos três anos trabalhando na terra, as famílias organizaram uma escola que atende a 180 alunos entre crianças,jovens e adultos.
Desde a ocupação as famílias têm vivenciado situações de conflito. Inúmeras vezes os pistoleiros demonstraram atos de intimidação para que os camponeses acampados recuem de exigir que a área seja destinada à reforma agrária. Dentre as ações desferidas pelos latifundiários da região, estão disparos de tiros, bombas e queima de barracos e ameaças diretas feitas pelos funcionários da fazenda, até mesmo avisando às famílias que não transitem pela estrada que dá acesso à cidade.
Nos últimos dias, roças foram queimadas e os acampados perderam a produção de feijão, fava e mandioca. Produtos essenciais para a alimentação das famílias. No último final de semana, conforme relato dos acampados, “novos ataques desde as 23 horas de ontem [sábado], estão sendo feitos. Os pistoleiros da fazenda têm atirado contra o acampamento e atearam fogo ao redor do acampamento”.
No entanto, a resistência das famílias segue e contam com a solidariedade de autoridades que possam minimizar os conflitos agrários na região e de política de estado que priorize a concretização da reforma agrária no país, destinando aos camponeses áreas em que possam trabalhar a terra e produzir alimentos saudáveis para a população brasileira.

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

+ saiba mais

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais