20 de julho de 2017

Nota de solidariedade do MCP ao acampamento Hugo Chávez-PA

Quem somos?
Camponeses e camponesas!
O que queremos?
Soberania Popular e poder Popular!

Aos camponeses e camponesas do assentamento Hugo Chávez,

O Brasil sob intensa e prolongada crise do sistema capitalista, expressa nas fazes sofisticada através dos golpes parlamentares, jurídico e midiático na América Latina, a rapina dos recursos naturais, que se concretiza com as privatizações das empresas dos setores e bens estratégicos. A investida do capital é pelo aumento da extração de valores e da exploração dos trabalhadores, subordinando a economia brasileira à economia internacional.

Acompanhado do plano entreguista em curso pelo governo golpista, se intensifica o cerco aos movimentos sociais, com criminalização das ações legitimas e democráticas dos movimentos sociais e das lideranças.

A conivência do estado com o rastro de violência que banha de sangue o Brasil, nos coloca na resistência à política de aniquilamento das lutas populares no momento atual. A violência contra os trabalhadores e trabalhadoras e as lideranças, legitimada pelo estado se alastra pelo país de forma crescente, produzindo vítimas fatais no meio urbano e no meio rural, a exemplo do Massacre de Redenção – PA, no qual a Polícia Militar e Civil do Pará assassinou 10 trabalhadores rurais em maio de 2017, no acampamento na Fazenda Santa Lúcia, município de Pau d’Arco, no sudeste do Pará.

Passados dois meses após o massacre de Redenção, mais 300 (trezentas) famílias do acampamento Hugo Chávez em Marabá – PA, entre estes, crianças jovens, mulheres e idosos vivem desde sábado do último dia 15 de julho momentos difíceis, com intensivos ataques de pistoleiros, sendo ateado fogo no entorno dos barracos, constantes disparos de tiros, além de ameaças.

O Movimento Camponês Popular – MCP, em solidariedade às famílias assentadas e ao MST, vem em público denunciar a violência em seus meios de comunicação.

Nossa paz é feita de luta e de direitos, nunca de silêncio!

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

+ saiba mais

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais