30 de novembro de 2017

MCP distribui sementes crioulas

O Movimento Camponês Popular (MCP) iniciou  em novembro, a distribuição de sementes crioulas produzidas no estado de Goiás e adquiridas com recursos do Programa de Aquisição de Sementes, da CONAB. Nesta safra são 48 toneladas de sementes de arroz, feijão e milho, que beneficiarão mais de 2 mil famílias camponesas em todo o estado.

As sementes crioulas são produzidas por camponeses de todo o estados e incluem variedades de feijão, milho e arroz, cultivadas de acordo com a particularidade de adaptação em cada região do estado. Estas sementes são guardadas e protegia pelas camponesas e camponeses nos seus diferentes territórios, exercendo assim, influência na alimentação e na cultura local.

Secretário da SEAD, Jefferson Coriteac em ato de entrega de sementes crioulas, no município de Alvorada do Norte – Goiás.

Além disso, as sementes crioulas são mais resistentes às condições naturais, pois o processo de cultivo ano após ano faz com que uma variedade vá criando mecanismos para melhor se adaptar no local em que é cultivada e possuem maior eficiência na absorção de nutrientes, o que faz com que elas não sejam dependentes de insumos amplamente comercializados por empresas multinacionais.

 

 

Próximos Eventos + ver tudo

21 de novembro de 2017

8º Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Seminário Menor)
Aracaju - SE
8h às 20h

+ saiba mais

28 de julho de 2017

Inauguração Moradia Camponesa, em Silvania (GO)

Comunidade João de Deus
Silvania - GO
17:00

+ saiba mais

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de Abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais