16 de fevereiro de 2017

Camponeses apresentam técnicas agroecológicas propostas pela Embrapa

Camponeses que utilizam técnica de plantio desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) receberão técnicos da empresa para acompanhamento das atividades. As visitas estão agendadas para os dias 9 e 10 de fevereiro, em propriedades rurais nas cidades de Catalão e Silvânia, que pertencem a camponeses ligados ao Movimento Camponês Popular (MCP).

As visitas têm por objetivo monitorar experiências de transição da agricultura convencional para a agroecológica e apresentar essas alternativas para demais produtores da região. Este trabalho integra o projeto Rotas Agroecológicas, que também visa auxiliar no melhoramento as sementes crioulas, que são aquelas mantidas pelos agricultores tradicionais.

Uma das maneiras que se dá transição para o plantio agroecológico é pelos chamados Corredores Agroecológicos, modelo desenvolvido pela empresa e aplicado nas propriedades. “Essa é uma tentativa de diversificar o espaço. Ao invés de colocar uma monocultura de milho, por exemplo, coloca-se uma faixa de adubo verde, que são plantas utilizadas para adubar o solo, e outra daquilo que será colhido para alimentação”, explica a engenheira agrônoma e responsável pelo setor de produção do MCP, Ana Claudia Lima, que estará presente nas visitas.

A escolha dos agricultores se deu pelo histórico de produção agroecológica, tanto de animais quanto de sementes. Uma das fazendas contempladas utiliza um processo de pastoreio de gado leiteiro que promove a rotatividade da área de pastagem, respeitando o meio ambiente. Em outra propriedade, os camponeses fazem rotação de cultura, com plantio de espécies diferentes a cada ano utilizando apenas adubos orgânicos.

O Projeto Rotas Agroecológicas é uma das parcerias estabelecidas pelo Movimento Camponês Popular e a Embrapa, que já dura cinco anos.

Próximos Eventos + ver tudo

01 de junho de 2017

Inauguração de Moradias: Guarani de Goiás

Comunidade São Pedro - Casa de Dona Mª Aparecida.
Guarani de Goiás - GO
10:00

+ saiba mais

19 de abril de 2017

Inauguração moradia camponesa – Crixás, Goiás

Faz. Quebra-Coco, casa da família da Cacilda e do Amado
Crixás - GO
a partir das 14 h

+ saiba mais

16 de abril de 2017

Sarau, Ciranda e Café

Groove Garden
Catalão - GO
15:00

+ saiba mais

16 de abril de 2017

Inauguração moradias camponesas – Goiás

Casa da família da Marli e Omilton
Faina - GO
14:30

+ saiba mais